Quando devo trocar a cama do aviário?

Esta é uma dúvida bastante recorrente entre os avicultores antes de investirem em melhores substratos para as camas de seus aviários. Em média, a cama deve ser trocada uma vez ao ano. Entretanto, é importante frisar que a durabilidade da cama do aviário vai depender de uma série de fatores.

Qualidade do substrato
Em primeiro lugar, é necessário se atentar para a qualidade do substrato. Dentre as opções de substratos disponíveis no mercado, a maravalha de madeira de pinus extravirgem é a que apresenta a melhor relação custo benefício por aumentar a biosseguridade da cama do aviário, uma vez que a matéria-prima advém de madeiras de reflorestamento recém cortadas, diferentemente dos subprodutos das indústrias madeireiras, que podem conter contaminação de substâncias químicas. Além disso, a maravalha é submetida a um tratamento térmico em altas temperaturas, que remove a umidade da madeira. Esta maravalha deve ainda ser embalada, armazenada em condições que impeçam a contaminação do produto e transportada até a granja em frota adequada, protegendo a carga de intempéries.

Manejo da cama
Garantida a qualidade do substrato, o avicultor passa a ter a responsabilidade de executar o manejo adequado, realizando a fermentação da cama entre lotes, evitando as reviradas da cama e sobreposição de novas camadas de cama durante a produção, pois estas práticas aumentam o stress dos animais, o que resulta em uma maior incidência de lesões, reduzindo a produtividade do aviário.
Quando a cama não apresenta um bom desempenho, ela precisa ser removida e descartada. Não são recomendadas a reposição de substrato e a mescla de fornecedores na tentativa de estender a durabilidade ou melhorar o desempenho da cama, o resultado nunca é satisfatório.

Condições gerais do ambiente de produção
Ainda há que se estar atento às condições do ambiente de produção, material do piso, ventilação do galpão, etc. Todos estes fatores influenciarão nas ações necessárias para tornar a cama do aviário mais segura e duradoura.
Na dúvida? Entre em contato com nossa equipe e obtenha mais informações sobre como melhorar a qualidade da cama do seu aviário e potencializar sua produção.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Saiba Mais

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress